“Coimbra Tech Tour” torna cidade ao nível de Silicon Valley

Coimbra vai dispor a partir da próxima semana do primeiro Roteiro Tecnológico” do país, que pretende mostrar uma cidade que é já referência internacional através das empresas, e não apenas pela tradição e cultura.

O “Coimbra Tech Tour”, que estará acessível na próxima semana através do site da Universidade de Coimbra (UC), reunirá, numa primeira fase, informações individualizadas de cerca de duas dezenas de empresas, do Museu da Ciência e do Instituto Pedro Nunes, este a merecer mais destaque por ser uma estrutura de transferência de saberes.

Daniel Martins, estudante de engenharia informática da UC e um dos promotores do projeto, disse à agência Lusa que com ele se pretende mostrar uma nova faceta, pouco realçada, de uma cidade dinâmica, empreendedora e de cultura.

Trata-se, na sua opinião, do primeiro projeto português desta natureza, que é usual nas grandes cidades norte-americanas com grande concentração de empresas tecnológicas, como é o caso de Silicon Valley, San-Jose.

O roteiro que ficará disponível na internet consistirá num mapa onde estarão assinaladas as empresas e instituições referenciadas, com uma ficha individual de cada uma, com informações, nomeadamente, sobre a sua natureza, produtos, trabalhadores e faturação.

Segundo Daniel Martins, a informação será acessível ao entendimento de um estudante do ensino secundário, a quem também se dirige, e reunirá a indicação e contactos do responsável em cada instituição pela marcação das visitas.

A ideia central é permitir a visita de interessados ao ambiente real de cada empresa, e para assinalar o arranque do projeto está já marcada para o próximo dia 29 uma deslocação de alunos de engenharia informática ao IPN e a algumas dessas empresas, nomeadamente à WIT Software, ISA e Active Space Technologies.

Pretende-se que essa visita seja o início de um serviço de visitas regulares, que esteja disponível para estudantes, investigadores e investidores de outras regiões, tal como acontece noutras cidades com grande concentração de empresas tecnológicas, afirma o estudante.

O “Coimbra Tech Tour” foi desenvolvido por Daniel Martins e pelos colegas Bruno Cardoso, Élio Pires, Pedro Silva e João Prata, no âmbito da cadeira de Processo de Gestão e Inovação, do 3.º ano do curso de Engenharia Informática da UC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*