Cinco dos seis distritos da região Centro em alerta laranja

Portugal continental está hoje (8) sob influência de vento forte, situação que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a lançar um alerta, sobretudo para as terras altas e litoral oeste, com esta zona a apresentar também agitação marítima.

A passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte sobre o território continental irá provocar vento de oeste e noroeste forte, com rajadas que poderão atingir os 90 Km/h no litoral oeste e os 100 Km/h nas terras altas, alertou a ANPC em comunicado.

O vento será acompanhado de agitação marítima em alguns pontos da costa, sobretudo acima do Cabo da Roca, com as ondas a atingirem os cinco metros de altura na segunda feira e os sete metros na terça feira.

Perante este cenário, a ANPC aconselha os cidadãos a adotarem cuidados redobrados quando estiverem a realizar actividades relacionadas com o mar ou no estacionamento de viaturas junto à orla costeira, advertindo também para a necessidade de fixar estruturas soltas ou suspensas.

Os condutores são igualmente aconselhados a ter cautela durante a circulação, devido ao piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de detritos e materiais sólidos para a via.

Também devido ao vento forte, o Instituto de Meteorologia (IM) colocou 10 distritos do norte do país sob aviso laranja, o segundo menos grave de uma escala de três, que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco são os distritos sob aviso laranja, com os locais junto ao litoral a sofrerem igualmente de agitação marítima.

Os distritos de Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo – o menos grave, que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas –, também devido ao vento forte e, no caso das zonas do litoral, a agitação marítima.

Ainda segundo o IM, as previsões para hoje, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, são de céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes. Acima dos 1200 a 1400 metros deverá registar-se a queda de neve, subindo a cota para os 1400 a 1600 metros.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) a partir do início da manhã, com rajadas na ordem dos 80 km/h no litoral. Nas terras altas, o vento será forte a muito forte (50 a 75 km/h), com rajadas na ordem dos 100 km/h.

A sul do sistema montanhoso Montejunto–Estrela, o céu será muito nublado, com períodos de chuva fraca, em especial a partir da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do meio da manhã, com rajadas na ordem dos 70 km/h no litoral e dos 80 km/h nas terras altas.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando depois para os 4,5 a 5,5 metros (a norte do Cabo da Roca) e para os três a quatro metros, a sul desse ponto. A temperatura da água do mar será de 16 ou 17 graus Celsius.

Na costa sul, as ondas de sudoeste terão um a 1,5 metros de altura e a água deverá registar uma temperatura de 18º.

As máximas previstas para hoje são de 16º no Porto, 18º em Ponta Delgada e Lisboa, 19º em Faro e 23º no Funchal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*