Centenas de escolas fechadas no distrito de Viseu

Centenas de escolas estão hoje (24) encerradas no distrito de Viseu, fazendo-se ainda sentir os efeitos da greve geral no Hospital de Viseu e de Tondela, onde a adesão por parte dos enfermeiros foi quase total.

De acordo com dados da União dos Sindicatos de Viseu, afetos à CGTP/IN, recolhidos às 10H30, no distrito de Viseu estão encerradas centenas de escolas do ensino Básico e jardins de infância.

Estão ainda encerradas a EB 2,3 Infante D. Henrique; EB 2,3 Grão Vasco; Secundária Viriato; Secundária de Mortágua; EB 2,3 de Mortágua; EB 2,3 de Carregal do Sal; EB 2,3 de Oliveira de Frades; EB 2,3 de Penedono; EB 2,3 de Sernancelhe; EB 2,3 de Campo de Besteiros; Secundária de Carregal do Sal; Secundária de S. Pedro do Sul e Centro Escolar de Tarouca.

No Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela, os trabalhadores auxiliares, técnicos de diagnóstico e enfermeiros aderiram à greve a 100 por cento, enquanto que no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, os enfermeiros aderiram em 96 por cento durante o turno da noite e os trabalhadores auxiliares a 70 por cento.

A Loja do Cidadão de Viseu tem encerrados os serviços da Segurança Social, Finanças, Registos e Notariado, SEF, Tesouraria das Finanças e CGD.

Também a CGD da Quinta do Galo está encerrada, enquanto que a Segurança Social de Viseu contou com uma adesão à greve de 96 por cento.

Os funcionários da recolha do lixo urbano da Autarquia de Viseu também aderiram totalmente à greve, assim como os trabalhadores da Tesouraria do SMAS e Fiscalização, enquanto que a adesão por parte da varredura municipal ficou-se pelos 90 por cento.

A adesão à greve por parte dos transportes Transdev cifrou-se nos 94 por cento.

Ao final da manhã, o presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), João Cotta, considerou que já houve greves sectoriais com mais impacto.

“A greve está a ser pontual nas empresas, tem mais impacto na função pública”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*