Catarina Marques na Gala dos Campeões

Posted by

 

Em abril, representou a seleção nacional no campeonato europeu de seis mil metros de corta-mato para surdos. E foi com a camisola de Portugal que regressou da Roménia com a medalha de ouro ao peito. Amanhã, Catarina Marques, 19 anos, vai ser distinguida na Gala dos Campeões, no Casino Estoril.

Catarina Marques é natural de Arneiro de Fora, Maiorca, e representa, há cerca de quatro anos, o SUO Vais, de Buarcos. Começou a dedicar-se ao atletismo aos 10 anos quando, ao participar nas provas escolares de corta-mato, lhe reconheceram as aptidões para a modalidade. Desde então foi adquirindo o gosto que, atualmente, já se transformou em paixão.

As prateleiras de casa já não são suficientes para as medalhas e troféus que acumulou nestes nove anos. Foi campeã distrital de todos os escalões pelos quais passou e, há um ano, ingressou na seleção. Em 2009, classificou-se em quinto lugar nos Jogos Surdolímpicos de Taipé, Formosa.

O apoio da família tem sido incondicional e imprescindível, diz. E os esforços dos pais são muitos, bem o sabe. A juntar aos aparelhos que necessita para a sua surdez, a família, com escassos recursos financeiros, assegura-lhe sempre as deslocações que precisa de realizar ao serviço da sua paixão.

Entretanto, Catarina Marques concluiu o Curso Técnico de Auxiliar de Infância no Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz e continua à procura de emprego. Mesmo que a sorte lhe sorria fora do concelho, a atleta garante que não deixará de correr. “Não muda nada”, diz, “treino sozinha”. Porque, afiança, vai continuar a correr por mais títulos até já não ter força nas pernas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*