Campanha para Ordem dos Arquitetos “abre” em Coimbra

Posted by

São duas as listas concorrentes à direção nacional da Ordem dos Arquitetos para o triénio 2011-2013. As eleições acontecem a 25 de novembro e, esta noite, a partir das 20H00, no Hotel D. Inês, a lista A, encabeçada pelo atual presidente, João Belo Rodeia, promove um jantar debate, que marca a abertura da campanha eleitoral.

João Belo Rodeia, que volta a candidatar-se, encabeçando a lista A, com o lema “Arquitetura para todos – enfrentar a crise, construir o futuro”, de que é mandatária Ana Tostões, estará em Coimbra acompanhado por Florindo Belo Marques, candidato ao Conselho Nacional de Delegados e atual presidente do Núcleo de Arquitectos de Coimbra.

O processo eleitoral que agora tem início, acontece num momento em que a arquitetura e os arquitetos abrem mais um capítulo num debate nacional sempre mal resolvido sobre a importância da especialidade, nomeadamente na resolução dos graves problemas de urbanismo a nível nacional.

De acordo com o programa apresentado pela lista A, nos últimos “30 meses, foi iniciado um novo ciclo na Ordem dos Arquitetos, centrado no exercício profissional e no direito à arquitetura”, que permitiu, por exemplo, “a revogação do 73/73 com a nova Lei 31/2009, salvaguardando todos os atos próprios da profissão e abrindo um novo quadro de oportunidades, de exigência e de responsabilidade”.

Para os próximos três anos, que os responsáveis pela lista A esperam necessariamente marcados pela crise – que deverá ter “efeitos terríveis sobre o exercício profissional, penalizando a encomenda e o trabalho dos arquitetos” – a proposta é “conjugar esforços para equacionar e procurar as respostas mais acertadas”.

One Comment

  1. Pingback: Anónimo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*