Amigos dos Covões analisam fusão dos hospitais de Coimbra

Posted by

Foto de Luís Carregã

A repercussão da fusão dos três hospitais de Coimbra nos utentes dos Covões esteve ontem (25) em análise numa assembleia-geral extraordinária da Liga dos Amigos do Hospital dos Covões (LAHC). Recorde-se que, o Ministério da Saúde colocou em cima da mesa a fusão dos HUC com o Centro Hospitalar e o Centro Hospitalar Psiquiátrico com o objetivo de criar uma única estrutura de saúde em Coimbra.

Uma medida que parece não convencer os responsáveis da Liga dos Amigos do Hospital dos Covões porque, segundo Armando Gonsalves, “se trata de uma decisão que nunca foi tomada a nível nacional, nem em nenhum país civilizado”.

“Esta fusão significaria, na prática, juntar o maior hospital central geral do país (HUC), com o 6.º maior hospital geral central do país (CHC) num total de dois milhões e quatrocentos mil utentes, uma vez que Viseu, na qualidade de Hospital central assiste aos cerca de 400 mil utentes da sua área de influência”, explica o médico.

“São números bastante significativos que, a juntar a outros ainda maiores, transformam esta medida em algo preocupante”, reconheceu.

4 Comments

  1. Se esta fusão for avante, irá ser o caos e a desilusão para quem precisa destes serviços-o doente

  2. Espero que o bom senso (se ainda há) dos nossos governantes e politicos não façam esta monstrousidade a Coimbra, ao país, mas principalmente aos doentes (sempre os mais prejudicados), e aos dedicados profissionais.Não é a fusão que resolve o problema do défice do SNS, mas sim o travão ás parcerias com os privados..o que tudo leva a crer que outros "valores" mais altos se (a)levantam… Isto não precia do FMI, isto é FIM!

  3. Cidadão Coimbra says:

    Cidadão
    Só pode estar louco quem pensou na fusão dos dois Hospitais Centrais, criar mais um monstro. apenas para servir os interesses de meia dúzia, reduzir custos não acredito, é tudo um faz de conta entre as duas Administrações das Instituições em causa, falta de capacidade de estratégia e organização ´w o que demonstram, principalmente po Sr. Presidente da ARS, que nunca se viu nada nele em termos de gestão.

  4. cidadão do povo says:

    A ministra deve estar a gozar, ou então tomou um comprimido a mais e está a ressacar. Não justifiquem o dinheiro que ganham com decisões idiotas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*