Universo Pina Bausch em cena no Teatro da Cerca

Posted by

Pina Bausch é um dos nomes grandes da dança de todos os tempos. Mas a bailarina e coreógrafa alemã, que morreu no final de junho de 2009, foi uma das grandes responsáveis pela (re)invenção da dança contemporânea, tendo marcado definitivamente toda a estética do século XX.

A pretexto da apresentação em Coimbra do livro “Pina Bausch – Ensaio biográfico”, de Cláudia Galhós, A Escola da Noite promove esta tarde, a partir das 18H00, no Teatro da Cerca de São Bernardo, uma sessão destinada a evocar todo o riquíssimo universo da criadora.

De acordo com uma nota da companhia de Coimbra, responsável pela programação da sala da Cerca de São Bernardo, a sessão – que tem entrada livre – conta com a presença da autora e as intervenções de António Olaio e António Pedro Pita, a que se juntam a projeção do documentário “Lissabon Wuppertal Lisboa”, de Fernando Lopes, do filme “Hotel Müller”, de João Salavisa, e ainda uma performance de Leonor Barata.

“Pina Bausch – Ensaio biográfico” é um livro de Cláudia Galhós, que acompanhou de perto o trabalho de Pina Bausch, as suas visitas a Portugal e o testemunho que deixou. O livro começou a ser escrito antes da morte da coreógrafa e bailarina, mas com ela ganhou um novo sentido e urgência.

“Pina Bausch via mais, ouvia mais e sentia mais. E a delicadeza, humildade e intensidade com que o fazia, despertou nos bailarinos e no público uma reação semelhante na intensidade. Estimulados por ela, vimos mais, ouvimos mais e sentimos mais”, dia a jornalista e escritora no livro que agora apresenta em Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*