Regressa a Festa do Cinema Francês

Posted by

No total são 18 os filmes que fazem a XI Festa do Cinema Francês em Coimbra, número a integrar duas sessões destinadas aos mais pequenos e um extraordinário documentário sobre a riqueza imensa dos oceanos, que já teve uma primeira exibição no Festival das Artes de Coimbra.

E em Coimbra, a Festa do Cinema Francês faz-se de novo no Teatro Académico de Gil Vicente, na semana de 3 a 9 de novembro.

“L’Arnacoeur”, de Pascal Chaumeil, é o filme que abre, a 3 de Novembro, às 21H30, o festival organizado pelo Intituto Franco-Português com a Alliance Française de Coimbra.

Refira-se que, a Festa do Cinema Francês 2010 está a decorrer em Lisboa – até ao próximo dia 16, com a retrospetiva integral de André Téchiné, realizador que ocupa um lugar cimeiro no cinema de autor e “herdeiro directo” do impulso da Nouvelle Vague –, seguindo-se Almada (13 a 17 outubro), Porto (19 a 24 outubro), Guimarães (21 a 24 outubro) e Faro (24 a 31 outubro), antes do encerramento em Coimbra.

Em Coimbra, cidade que tem registado um crescendo de público e entusiasmo à volta do certame – tendo evoluido de 2.500 para 5.500 espectadores em 2009 –, muitos dos filmes exibidos são, como é habitual, antestreias, com quase todas as grandes novidades do cinema que se faz em França. “Kerity et la maison des contes”, de Dominique Monféry, e “L’Illusioniste”, de Sylvain Chomet, são as películas infatojuvenis em exibição.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*