Orçamento com juízo!

Juízo e bom senso são as palavras que estão na ordem do dia. Portugal atravessa um momento politicamente complicado e todos deviam saber verdadeiramente ocupar os lugares para os quais foram legitimamente eleitos! Recentemente, José Sócrates disse e com razão que «é muito importante no juízo dos portugueses que todas as acções políticas das lideranças sejam avaliadas». O Primeiro-ministro propôs uma conversa com o líder do PSD, propôs uma negociação prévia do Orçamento do Estado, por isso era fundamental para o país, com o intuito de ambos procurarem uma solução de compromisso. Incredulamente, a resposta de Pedro Passos Coelho foi negativa.

É preciso não esquecer nunca que as nossas decisões acarretam consequências e esta postura do líder do PSD traz obviamente resultados que poderão ser graves para os portugueses… porque, e segundo afirmações de José Sócrates, o Governo não poderá continuar em funções se o Orçamento para 2011 for rejeitado.

É de facto de lamentar que o presidente do PSD tenha recusado uma negociação prévia da proposta do Governo quando o que está em causa é o futuro do país! Recusa e precisa de testemunhas. São declarações e posturas perfeitamente desenquadradas com as necessidades do país. Porque uns precisam de testemunhas e outros não….

Nunca nos podemos esquecer que caso o Governo se demita só haverá um novo Orçamento em Agosto de 2011, com um Governo em gestão corrente até Maio… essa não é a solução que o país necessita. E nunca nos esqueçamos que isto acontece sempre com o olhar atento dos credores internacionais…

A situação política e económica é delicada e pede-se, por isso, consenso em torno do Orçamento do Estado. O documento, que deverá ser discutido a 15 de Outubro, seguirá a linha das decisões já conhecidas, designadamente no que refere ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). Ora, se o PSD viabilizou o PEC, e uma vez que este é um orçamento que concretiza esse programa, o Partido Social-Democrata continua a ser considerado “o parceiro natural” nesta matéria.

As necessidades e os papéis são claros! Compete ao Governo elaborar o Orçamento e compete ao Parlamento aprovar o Orçamento. E são estes, os representantes democraticamente eleitos pelo povo, que terão a última palavra sobre o OE2011!

19 Comments

  1. hei ,escoria destr pais,parasitas da sociadade, deichem de brincar com o povo portuges .catedraticos analfabetos feitos a pressa,deixem de bricar ,com o nosso futuroe com futuro dos nossos filhos.deixem de brincar com uma naçao cada vez mais perto do abismo, para onde a escoria da politica,potugesa em 37 anos nos tem emporrado, estes doutoresde um olho ,que so servem,os entereses deles. e da escomalha que os rodeia .estou farto de trabalhar, para estesparsitas .A onde esta opovo unido .aunde estao os zeca afonço deste pais.onde estao os actores de outro tenpo,e os estudantes,deste portugal,SERA QUE ESTA TUDO CEGO,SURDO E MUDO.ACORDEM,O NOSSO E O VOSSO FUTURO ESTA A CAMENHAR A PASSOS LARGOS PARA o fundo do poço.

  2. dr3amcast3r says:

    "todos deviam saber verdadeiramente ocupar os lugares para os quais foram legitimamente eleitos" ora aqui está uma afirmação curiosa. Realmente cada um deve saber ocupar os lugares para os quais foram legitimamente eleitos, sucede porem que nem Governo nem Oposição o fazem.
    O Governo foi eleito para governar os portugueses e em vez disso governa os tachos, cunhas e lobbys dos amigos e parceiros, a Oposição foi eleita para servir de auxiliar e controle do Governo e em vez disso preocupa-se em auxiliar os seus tachos e companhia. Na verdade, eles são todos areia do mesmo , só muda é a cor política. E de pensar que um dos motivos para a Revolução que se celebra por estes dias foi precisamente a corrupção dos sucessivos Governos e a pura alternância entre dois partidos… Venha o 5 de Outubro outra vez!

  3. Anónio Lima says:

    dr3amcast3r 2p · há 6 minutos
    Carissimo senhor, dr3…, o sócrates não foi legitimamente eleito., porque o c. silva o ajudou desavergonhadamente, niguém mais acreditava no sócrates mas o Moita Flores disse que não votava MFLeite e o C. Silva demitiu seu secretário acusado pelo Sócrates de espião, tudo isto nos últimos dias da campanha eleitoral, o que fez parecer que o sócrates era honesto. Com ajudas assim, até eu ganho eleições.

    • A.Correia says:

      Claro pela tua conversa logo se percebe que és da escumalha dos laranjas, podes ter a certeza que ainda não chegas lá com o demagogo do P.P.Coelho OK.

      • bernardino matins says:

        Ó caro amigo A.Correia será que conhece neste pais alguem mais demagogo de qo mentiroso do Sócrates o que é hoje amanhã já não é coitado do rapaz anada muito esquecido e ocupado deve andar a estudar para acabar a licenciatura em engenheiro sim ~porque o cursso de mentiroso e trocatinta já eletem pare um bocadinho para pensar e analise bem o precurso deste parasita desde que foi militante do PSD tem sido sempre o oportunismo e amentira :veja Friporte,Projetos da Guarda e Fundão,face oculta TVIectectectc.teria muitas mais para ivulgar mas olhe perca um pouco de tempo e investgue

  4. afonso perdigão says:

    Um texto bem redigido,com uma apresentaçao formal que facilita a leitura não só por os parágrafos estarem espaçados mas também porque as frases são curtas com conteúdo amadurecido e bem arrumado nessas frases escorreitas.
    É óbvio que o conteúdo do texto,apesar de fundamentado quanto baste,contém aspectos com os quais concordo mais e outros que aceito,mas divirjo.
    Grosso modo,a imprensa regional está de parabéns(em especial o Diário das Beiras on-line).
    Já me tinham dito que havia jornalismo de boa qualidade na imprensa regional e é realmente verdade.

  5. Eu como cidadão e contribuinte, quero saber o que correu mal no PEC II ? ainda há poucos meses estava tudo sob controlo e não havia problemas, mas estávamos a ter uma subida insuportável do deficit, até ai eu já sabia! só não sei o que aconteceu dai para a frente para surgir esta tragédia? é isso que este PM tem que explicar junto do seu MF, o que aconteceu ? porque assim ninguém nos garante que não vamos ter que fazer outro PEC IV e quem sabe um outro PEC V, esta gente são mentirosos, e já não acredito neles, eu já não gosto de gente com a mania que são superiores, e quando não confio é difícil viver neste lamaçal..

  6. Paulo Silva says:

    gostaria que o autor deste artigo me explicasse porque razao a oposiçao deve validar o orçamento ,quando discorda deste! Serà por ser um orçamento de um governo liderado por José socrates? Isso so chega para cegos que realmente nao querem ver o fosso em que o pais esta caido. Culpa da crise dizem alguns,mas observador atento sabe que a culpa é em muito do governo.

  7. Cambada de incompetentes, inimputáveis, andam há seis anos a governar os amigos e os boys, (impostos sobre as mais valias da PT) e agora querem que a aposição assine cheques em branco. Há quatro meses foi o PEC2 agora isto, quantos mais PECs seriam precisos a esta corja?
    Rua Já! não ao orçamento do PS. Se tiver que ser que venha o FMI.

  8. Parece-me que o autor deste artigo está a inverter a realidade, não sei qual é o seu interesse.
    ainda por cima não sabe escrever, (O Primeiro-ministro propôs uma conversa com o líder do PSD, propôs uma negociação prévia do Orçamento do Estado, por isso era fundamental para o país, com o intuito de ambos procurarem uma solução de compromisso. Incredulamente, a resposta de Pedro Passos Coelho foi negativa.) isto é tudo menos Português.
    Gostava de saber o que tem a ganhar quando afirma: "Incredulamente, a resposta de Pedro Passos Coelho foi negativa." não acha que está a ser parcial, ou estava lá e assistiu a coisas que mais ninguem sabe?
    Tenha paciência, seja responsavel e não opine só por convicção partidária.
    Um orgão noticioso devia ser equidistante em relação aos diversos partidos, ou teremos de passar a considerar o Diario das Beiras o jornal regional do partido sicialista.

  9. Agora temos lapis azul?

  10. Paulo Pereira says:

    Só pergunto,…têm duvidas que o O.E. vai ser aprovado!? Nunca tive…
    Tudo isto faz parte da "encenação"…
    então os politicos em Portugal são só PS e PSD ?! Parece,…não é verdade!?
    Em vez de "balirem"…para aí sem pastor,…
    usem a vossa cabeça e inteligencia, analizem…pensem!

  11. Joao Pereira says:

    É facil de adivinhar a cor política de quem escreveu isto. Mas ele esquece-se que Sócrates quando tinha o rei na barriga, leia-se maioria absoluta, nunca quis negociar com ninguem. Agora tenta sacudir a água do capote para cima do PSD. Ele que tenha mas é vergonha. Já se devia ter demitido há muito tempo.

  12. Há necessidade de pensar e repensar, antes de escrever aqui. Se todos temos uma cabecinha, então compreendam porque o PSD quer testemunhas. Se eu tratar de uma questão com alguém a sós, e no dia seguinte ouvir o contrário, acho que é normal exigir testemunhas antes de tornar a tratar de questões sérias com a mesma pessoa.
    Se é preciso decidir sobre algo importante para o país, acho que deve ser feito de forma definitiva e não servindo-se de paliativos.
    Sou humilde cidadão e sem pertença a um partido, mas voto segundo as propostas e o trabalho honesto duma governação. Há crise de valores ! Portugueses, pensemos e votemos sempre com razão e não com emoção.

  13. espero que este orçamento não seja aprovado,assim acaba as mentiras do partido socialista

  14. Paulo Pereira says:

    Todas estas picardias não passam de uma encenação de diversão em relação às questões fulcrais que devem preocupar os portugueses. Na verdade o que acontece é que o PS quer o aval do PSD em relação às medidas mais gravosas; por seu lado, o Passos Coelho, estando totalmente de acordo com essas medidas, não quer, por razões que ele bem sabe, manifestar esse acordo, e tudo faz para vender a ideia de "grandes" divergências. Assim, um ameaça e chantageia e o outro chantageia e ameaça…mas ainda têm dúvidas!?

  15. Bernardin Martins says:

    AINDA HAVERÁ ALGUEM NESTE PAIS QUE ACREDITE NESTE MENTIROSO E TROCATINTAS HOUVE ALGUMA VEZ UM 1ºMINISTRO TÃO MENTIROSO O QUE ERA HOTEM HOJE JÁ NÃO É VEJAM AS CALDEIRADAS EM QUE SEMPRE SE METEU COESSANDO PELA FALSA LICENCIATURA,TVI,FAC OCULTA PT,PROJECTOS DA GUARDA E FUNDÃO ETANTAS OUTRA SERÁ QUE AINDA HAVERÁ ALGUEM DE BOM SENSSO QUE ACREDUTE NESTE SEM VERGONHA SIM SEM VERGONHA PORQUE SE ATIVESSE JÁ TINHA PEDIDO DESCULPA AOS PORTUGUESE E TINHA-SE IDO EMBORA,MAS O TACHO É BOM E QUEM SE TRAMA SÃO OS PORTUGUESES,EU DAVA-LHE UM CONSELHO ELE É TÃO AMIGO DO CHAVES QUE VÁ PARA O PÉ DELE E FIQUE LÁ O RESTO DA VIDA UMA BOA VIAGEM SEMREGRESSO NEM MORTO

  16. È com muita pena minha que vejo o pais a degradar-se. Neste momento estou desempregado, sou casado, tenho dois filhos e não vejo futuro em Portugal estou a ponderar ir para o estrangeiro porque aqui os politicos falam muito mas agem pouco.

  17. JUIZO DEVERIA TER QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO…
    DEVE TER SIDO COLEGA OU PROF. DO ENGANA TOLOS.
    MEU CARO SR. OU SRA. NUNCA EM MOMENTO ALGUM ESTE POVO FOI TÃO ENGANADO.
    O PS ESTÁ COM MUITO MEDO DE SAIR DO GOVERNO , DE COMENDAR , NÓS SABEMOS BEM PORQUÊ…!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*