O Centro, no centro do turismo

Ao assinalar-se mais uma vez o Dia Mundial do Turismo, este ano sob a égide da Turismo Centro de Portugal e culminando com a entrega de prémios na magnífica sala de espectáculos do Casino Figueira da Foz, foram evidenciadas algumas das potencialidades e mais-valias da Região.

Apesar de um período fortemente vincado pelas dificuldades económicas e pela retracção dos mercados, a procura e os serviços oferecidos pelas unidades turísticas e hoteleiras tiveram um comportamento positivo, deixando perceber um crescimento em todos os sectores e criando expectativas favoráveis em termos de futuro.

A este processo de consolidação, não é alheia toda uma estratégia que tem sido elaborada e desenvolvida pela Entidade de Turismo do Centro, com o apoio de autarquias, empresas e associações, procurando inverter a tendência de centralização dos pacotes de turismo na zona de Lisboa, Algarve e Madeira, tradicionalmente os mais apetecidos.

Não fora a auto-exclusão de Coimbra deste processo, e esta realidade poderia apresentar outros resultados, por força da sua capacidade hoteleira e de um conjunto de ofertas, sobretudo na área cultural.

Contudo, podemos afirmar que o Centro possui actualmente uma série de produtos estratégicos que oferecem aos turistas uma grande diversidade, a singularidade que os potencia e a qualidade e a excelência que são cada vez mais valorizados.

O conjunto de iniciativas lançadas com regularidade pela ERT Centro e a que ninguém pode deixar de ficar indiferente, permitem-nos um conjunto de opções que passam do Touring Cultural, à Descoberta da Natureza, ao Sol e Mar e ao Termalismo que tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos. A Gastronomia e os Vinhos é sem dúvida um pilar a todos os outros produtos pois potencia qualquer uma das outras opções adquirindo nesta região, uma expressão autêntica e uma valorização que a Entidade de Turismo tem sabido realçar.

É por isso que ao centrar hoje o meu artigo num sector recentemente trazido à ribalta, através do seu “dia” onde foram reconhecidos e atribuídos prémios de mérito, importa deixar uma palavra de incentivo a todos aqueles que no seu dia-a-dia são capazes de gerar riqueza contra as adversidades.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*