Novo plano de ação para a SIDA em vigor em 2011

O coordenador nacional para a Infeção VIH/SIDA, Henrique de Barros, revelou hoje, em Coimbra, que o primeiro texto do novo plano nesta área, que vigorará de 2011 a 2014, estará em discussão pública no início de novembro.

Henrique Barros adiantou que o próximo plano de ação nesta área será depois aprovado em dezembro e entrará em vigor no mês seguinte, no íncio de 2011, conforme previsto.

O responsável participou hoje, em Coimbra, na sessão de encerramento do o X Congresso Nacional de Doenças Infecciosas e Mibrobiologia Clínica e do VIII Congresso Nacional sobre SIDA.

Vários grupos de trabalho, integrando elementos de diversos quadrantes, estão a elaborar a avaliação do que foi feito no programa atualmente em vigor, recolhendo os diversos contributos e apresentando propostas para o futuro, referiu ainda.

Em declarações à Agência Lusa no final da sessão de encerramento dos congressos, Henrique Barros disse que “há três áreas [no programa atualmente em vigor] em que se podia ter ido mais longe: o apoio à investigação, a discriminação e a cooperação internacional”, nomeadamente no apoio ao desenvolvimento.

“O próximo plano vai tentar avançar nestes três aspetos”, adiantou.

Fazendo ainda o balanço do atual programa, o coordenador nacional para a Infeção VIH/SIDA disse que “foi cumprido nas várias áreas” e que “o grande salto” consistiu em ter colocado o dobro das pessoas em tratamento, passando de 10 mil para 20 mil.

“Demos passos muito importantes na melhoria da informação e no conhecimento real das populações”, disse ainda o coordenador nacional para a Infeção VIH/SIDA.

O atual Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção VIH/SIDA foi delineado para o período 2007-2010.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*