Novo cemitério municipal será em Eiras

Posted by

O único cemitério municipal de Coimbra (Conchada) apresenta já alguns problemas de sobrelotação. Até ao momento, e segundo o vereador Luís Providência, foram sempre encontradas soluções através da construção de gavetões e ossários horizontais naquele espaço. Apesar de ainda haver zona “para continuarmos a aplicar estas opções durante algum tempo, eventualmente durante uma meia dúzia de anos, estamos obrigados a encontrar uma localização para o novo cemitério municipal”.

Os serviços de planeamento da autarquia já conhecem esta realidade há dois anos, tendo no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Coimbra sido definida uma localização para a construção do cemitério. A indicação dos serviços é de que este irá ficar localizado na freguesia de Eiras. A escolha do local deveu-se “à qualidade dos terrenos e à área necessária para a sua edificação”, explicou o vereador, relembrando que o processo ainda não está concluído por parte dos serviços da autarquia.

Apesar do cemitério municipal da Conchada ainda dispor de algum espaço para crescer, Luís Providência considera que a zona chegará, dentro de algum tempo, ao que considera ser “o ponto de ruptura”. Grande parte da situação advém do facto de, durante algum tempo, os cemitérios de algumas freguesias terem ficado com excesso de lotação. Dados objetivos sobre essa situação não dispõe, mas o autarca sabe que, no mandato de 2005-2009, algumas freguesias usaram verbas para o alargamento dos seus cemitérios. “Não vou aqui lembrar os apelos desesperados do presidente da junta de freguesia de Santo António dos Olivais e que o obrigou a encerrar aquele espaço durante alguns dias”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*