Horta comunitária faz renascer a couve de Castelo Viegas

Posted by

Outrora famosa nas redondezas e fonte de sustento para muitas famílias da freguesia, a couve de Castelo Viegas está a renascer. Graças à horta comunitária posta em prática pela junta de freguesia, aquele produto hortícola está a voltar aos poucos e, sobretudo, conquista novos adeptos gastronómicos.

Apresentada ontem a alguns convidados especiais – os primeiros a chegar foram os meninos e as meninas da creche e jardim-de-infância do Centro Social de Castelos Viegas –, a horta comunitária deu-se a conhecer viçosa e pródiga, sete semanas depois de plantados os primeiros 900 pés da genuína couve que ainda não há muitas décadas dava fama e proveito à freguesia de Coimbra, caída depois em desgraça por via da falta de saneamento.

Agora, como disse ao DIÁRIO AS BEIRAS o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Viegas, a intenção é fazer renascer um dos produtos hortícolas mais representativos da terra, o que também está a ser feito por via da Confraria [da Couve de Castelo Viegas], oficialmente constituída a 13 de outubro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.