Feira de Borda do Campo pode vir a ser organizada pela junta

Posted by

Sexta-feira e sábado passaram pela Feira Gastronómica, Cultural e Económica de Borda do Campo cerca de três mil pessoas e, até ao final do dia de ontem (3), a organização esperava que cerca de meio milhar aumentasse este número. Contudo, apesar do balanço ser positivo, não obstante o mau tempo que prejudicou, ontem (3), o último dia da feira, a Juventude Bordacampense vai ponderar a continuidade do certame.

Pelas condições climatéricas do mês de outubro e pela afluência, prejudicada pela azáfama em tempo de colheitas, a organização tem que “estudar uma outra data ou, pelo menos, discutir se esta é mesmo a data certa”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS José Carvalho, tesoureiro da coletividade organizadora. Mas, se todos os desejos da Juventude Bordacampense se realizassem, as mudanças não ficariam por aqui.

A coletividade gostaria que a feira, realizada há 11 ininterruptos anos, passasse para a alçada da junta de freguesia. “A credibilidade do evento seria muito melhor e tornaria a feira mais abrangente e com mais impacto”, afirma José Carvalho. Caso contrário, o certame pode estar em risco. “Embora nós não queiramos (terminar com a feira), não se trata só de querer, mas de poder”. Estes jovens, entre os 15 e os 35 anos, deixam tudo para trás e põem mãos à obra para que, todos os anos, a feira abra as portas.

Edição sem empresas

No entanto, a falta de tempo destes e de disponibilidade por parte de novos jovens, já se começou a refletir, “abortando”, nesta edição, a vertente económica. “Uma das razões para que a feira passe a ser organizada pela junta é a credibilidade junto dos empresários”, explica o tesoureiro. Por seu lado, o presidente da Junta de Borda do Campo, José Gaspar, adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS que a questão já foi “abordada algumas vezes mas ainda não foi devidamente equacionada”.

O principal obstáculo, apesar de não ser condição exclusiva, sublinha, prende-se com a data do evento. O ideal seria em junho, coincidindo com a data de criação da freguesia, assinalada dia 30. Mas essa altura tem também coincidido com a Feira das Freguesias na Figueira da Foz. Porém, o presidente ressalva que a hipótese da junta organizar ou patrocinar a iniciativa não está fora de questão.

One Comment

  1. Pingback: Feira de Borda do Campo pode vir a ser organizada pela junta « Borda do Campo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*