Coimbra interativa e em alta definição

Posted by

Em Maio, quando o projeto teve início, eram quatro as cidades – Paris, Dubai, Nova Iorque e Dresden – que apresentavam na Internet uma página com imagens em alta resolução. Juntou-se-lhes, entretanto, Varsóvia. Desde final de Setembro, também Coimbra integra aquele grupo restrito, mas com uma inovação mundial: à alta resolução, a cidade do Mondego junta a possibilidade de uma visita interativa e a 360º.

Desenvolvida em Coimbra, numa jovem e empreendedora empresa da cidade, a Ez Team, a nova tecnologia deu origem a uma inovadora visita digital a Coimbra e a alguns dos seus mais emblemáticos monumentos, acessível a todos e em qualquer parte do mundo em www.turismodecoimbra.pt.

E isto de partir de Coimbra tecnologia inovadora a nível mundial? Para Patrick Mendes, um dos responsáveis da empresa e pelo projeto, essa é uma realidade “natural”. A “grande dificuldade”, diz, “é juntar o que sabemos fazer a projetos concretos, que tenham utilidade e de que as pessoas possam usufruir”. E, o facto, é que é esse mesmo o trabalho de Patrick Mendes. No fundo, “eu acabo por contribuir para que as grandes ideias do Michel [Mendes] possam concretizar-se”, confessa.

Fica, assim, desvendado o segredo: Michel Mendes é o homem das ideias e da tecnologia, Patrick Mendes assume a apresentação e o desenvolvimento dos projetos e a viabilidade financeira é da responsabilidade de Sandra Marques.

No que a este projeto diz respeito, depois de uma breve investigação, chegaram à conclusão que existiam algumas poucas cidades com imagens em alta resolução. Mas nenhuma com a possibilidade de uma visita digital a 360º e interativa (os ponteiros do relógio da Torre da Universidade sempre certos com a hora a que se faz a visita, a bandeira a flutuar, as velas que acendem, a luz do sol a entrar pelas janelas), não apenas à cidade, mas também a alguns dos seus monumentos e sítios mais emblemáticos, como a Sé Velha, Santa Cruz, a Sala dos Capelos ou o Penedo da Saudade. Acreditem, vale a pena experimentar!

E no particular da interatividade, há uma imagem em relação à qual Michel Mendes se confessa “ainda mais orgulhoso”: é a de Santa Cruz, onde, por fortuna, o imprevisto acabou por resultar num extraordinário efeito especial e num quase milagre de interatividade.

A inovação, essa, vem de toda a tecnologia posta em conjunto: imagens esféricas, em alta resolução e interatividade, que promete resultar noutras tantas e muitas mais surpresas, numa segunda fase do projeto já em desenvolvimento.

2 Comments

  1. Rui Fernandes says:

    Que estranho, isto no meu iPhone e Mac não funciona?!?!
    Que aposta tão estúpida isto em Flash!!!!
    Nem sei como isto tem 200mil entradas?!?!?
    Onde está esse contador de visitas da página de Turismo de Coimbra?!!?

    • Talvez a segunda fase do projecto contemple a plataforma iPhone… 😉

      Ainda não decidimos visto o desempenho ser bastante inferior, assim como o facto de não existir a possibilidade de poder usar todas as opções da interface.

      De salientar que apesar da versão actual funcionar em Android 2.2, o poder de processamento de um smartphone não se pode comparar ao de um computador !!!

      Michel Mendes

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*