Borrego da Serra da Estrela certificado

Posted by

O Borrego Serra da Estrela foi certificado em Celorico da Beira no âmbito do recente Festival do Borrego organizado pela câmara na freguesia de Carrapichana e do Roteiro Gastronómico dedicado a este prato regional.

A autarquia explica que, “dificilmente nos dias de hoje, se consegue encontrar à venda o verdadeiro Borrego Serra da Estrela, com a garantia de qualidade” o que levou o município a celebrar uma parceria com os talhos de Celorico da Beira, para colocarem à venda no seu estabelecimento o “Borrego Serra da Estrela Certificado”.

Os talhantes são devidamente identificados com o selo de qualidade e certificação e a câmara municipal compromete-se a fazer a recolha do produto pelos produtores locais do concelho, que garantem a marca de um verdadeiro Borrego Serra da Estrela.

O produto denominado Borrego Serra da Estrela é a carne proveniente dos filhos das ovelhas das duas etnias leiteiras tradicionais da Serra da Estrela – a Churra Mondegueira e a Bordaleira Serra da Estrela – e é um borrego que está inteiramente ligado à produção do Queijo Serra da Estrela.

Diz a edilidade que este tipo de borrego resultou ao longo dos séculos do interesse dos produtores de Queijo Serra da Estrela em começarem a ordenhar, o mais cedo possível, as suas ovelhas bem como das capacidades das raças autóctones que, no primeiro mês de vida, conseguem altas reposições diárias e de boa aceitação pelos consumidores.

“Está por isso intimamente ligado por tradição à zona de produção do Queijo Serra da Estrela e aos hábitos e culinária festiva da região”, reconhecem os responsáveis pelo projeto, explicando que se trata de um borrego leve, criado exclusivamente com o leite materno com um peso até 12 quilogramas e uma idade ao abate até 30 dias”, disse.

A área geográfica delimitada no interior da qual tem lugar a criação e o abate dos animais coincide com a área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela, definida pelo Decreto Regulamentar N.º 42/85, de 5 de Julho, e que abarca uma superfície total de 3.143,16 quilómetros quadrados.

Após o abate, as carcaças e os quartos que mereçam o uso da DOP serão rotuladas pelo organismo de controlo com o rótulo específico do Borrego Serra da Estrela DOP. Nos talhos aderentes ao projeto que pretende promover um dos valores gastronómicos da região, a marca de certificação será afixada. Uma medida que, ao promover a qualidade de um produto regional, está a contribuir também para divulgar o nome do concelho e da região da Serra da Estrela, cativando mais turistas e apreciadores da boa mesa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*