Quatro igrejas assaltadas em Alvaiázere

Posted by
Spread the love

As igrejas do concelho de Alvaiázere estão na mira dos ladrões. Uma vaga de assaltos desencadeada no início do mês culminou com a identificação e detenção de dois indivíduos, apontados pela GNR como responsáveis por roubos em Maças de Caminho e Almoster. No primeiro caso, o indivíduo terá quebrado o vidro de uma pequena janela, mas feriu-se nos vidros e acabou por sair de mãos ensanguentadas e vazias. O responsável da paróquia, padre Celestino Ferreira Brás, sublinha o facto do homem ser pequeno “porque conseguiu entrar onde mal entra uma mão”. O ladrão acabou por confessar.

Muito mais grave foi o assalto à igreja de Almoster, na madrugada da passada quarta-feira, quando um rapaz de 20 anos arrombou a porta do templo e levou cerca de 400 euros que se encontravam no lampadário, a que se junta um computador, um projetor vídeo e dois microfones, material utilizado na catequese e avaliado em três mil euros. A GNR demorou apenas algumas horas a deter o autor do furto, um jovem com antecedentes policiais, residente na freguesia. O material eletrónico foi recuperado, mas o dinheiro não. Foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência. Os indícios recolhidos apenas permitem indiciá-lo por dois assaltos, onde se inclui também uma residência em Maças de Dona Maria. Só as investigações em curso vão apurar se efectivamente o indivíduo está envolvido nos restantes furtos.

Dois dias antes tinha sido a própria igreja da sede do concelho a receber a visita de um ladrão. Foi um assalto inédito porque ocorreu no domingo à tarde, por volta das 16H40, com várias pessoas nas redondezas. O padre Celestino confirma que “foram retirados cerca de 350 euros da gaveta do prior, depois de ter sido arrombada a porta do escritório da igreja, assim que o sacristão saiu”. O ladrão teria cerca de 35 anos, de acordo com informação recolhida junto de testemunhas. “Foi tudo muito rápido, entrou num carro e colocou-se em fuga”, dizem à reportagem do DIÁRIO AS BEIRAS.

Também a freguesia de Pélma viu a sua igreja ser assaltada neste mês de Outubro, sem que tivesse sido possível fazer, até agora, uma avaliação rigorosa dos prejuízos. Uma coisa é certa: os ladrões não procuram peças religiosas que tenham valor no mercado paralelo de arte sacra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.