Universidade de Coimbra desce 30 lugares

Há quatro anos consecutivos que a Universidade de Coimbra (UC) liderava o ranking do jornal britânico The Times, publicado anualmente no Times Higher Education Supplement.

Uma chancela de qualidade e rigor que não se aplica, este ano, à listagem ontem tornada pública e que coloca a UC no 396.º lugar – uma descida de 30 lugares em relação ao ano transato.

Este ranking, sublinhe-se, foi de novo efetuado pela mesma empresa – a multinacional QS – Quacquarelli Symonds – e avaliou avaliou 600 instituições de todo o mundo. Já o Times Higher Education Supplement optou, este ano, por outra empresa, a Thomson Reuters, sendo que, até ontem, ainda só estava publicado o alinhamento das 200 primeiras.

Cabe dizer que, no ranking da QS, a UC foi ultrapassada pela Universidade Nova de Lisboa, que conseguiu a 384.ª posição.

De entre os critérios deste ranking, foi no da “avaliação por empregadores” que a UC ficou aquém da instituição da capital. De zero a 100, a Nova obteve 29 pontos na taxa de emprego entre estudantes. Coimbra ficou-se pelos 12.

O mesmo aconteceu em relação ao “prestígio internacional dos professores”: Coimbra obteve nove pontos; Lisboa atingiu os 20.

“Descida a pique” em Artes e Humanidades

A análise da QS depende da ponderação de cinco critérios: avaliação pelos pares, avaliação por empregadores, artigos científicos citados, rácio docentes/estudantes e internacionalização. Mas é feita, ainda, a avaliação por áreas de conhecimento.

No que se refere a Ciências & Tecnologia, a FCTUC é a melhor do país (228.º, subiu dois lugares), seguida da Faculdade de Engenharia do Porto (264.º).

Em Ciências Naturais – apesar de ter descido do 239.º para o 268.º lugar –, a UC continua a ser a melhor portuguesa. Já a área de Ciências Sociais foi a única que subiu (de 231.º para 219.º).

Foi na área de Artes e Humanidades que Coimbra “desceu a pique”: de 143.º passou para 266.º.

A Universidade de Cambridge destronou, pela primeira vez, a de Harvard.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*