Tabuleiro inferior do Açude fechado mais dois meses

Posted by
Spread the love

O tabuleiro inferior do açude-ponte vai continuar encerrado, para obras, pelo menos durante os próximos dois meses. A decisão, comunicada à Câmara Municipal de Coimbra pelo Instituto da Água (INAG), foi ontem confirmada ao DIÁRIO AS BEIRAS pelo vereador das Obras Municipais, Paulo Leitão.

Em causa, ao que foi possível apurar, as complicações surgidas no plano de obra, que decorrem, fundamentalmente, da tipologia do açude, entretanto detetada. Em concreto, quando os responsáveis técnicos do INAG esperavam encontrar uma estrutura em “U” acabaram surpreendidos com uma bem diversa, em duplo “L” – consentânea, aliás, com a antiguidade e datação do projeto original.

Desta forma, tornou-se necessário reforçar o suporte das duas condutas que a empresa Águas do Mondego ali tem instaladas. Uma intervenção que, necessariamente, vai exigir mais tempo e mais cuidados.

“Conflito de águas”

Em simultâneo, foi também identificado um “conflito de águas”, nas imediações da zona em obra. Aparentemente, está em causa uma nascente – conhecida como do Almegue –, cujo caudal estará a dispersar-se e, mesmo, a misturar-se com o rio.

Recorde-se que o corte ao trânsito do tabuleiro inferior do acude-ponte estava, há muito previsto, no âmbito das obras de construção da escada de peixe. A inesperada situação que afetou um pilar do IC2, e que obrigou ao corte do tabuleiro superior, levou entretanto a que o fecho fosse adiado. Acabou por acontecer no início de Agosto, tendo, na altura, sido apontada a data de 15 de Setembro para a reabertura. Agora, pelos vistos, há que esperar até ao fim de Novembro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.