Risco de incêndio em Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje vários concelhos de seis distritos de Portugal sob aviso de risco máximo de incêndio, com as regiões do centro interior a serem as mais afectadas.

Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre são os distritos com o aviso de risco máximo de incêndio activo.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o “reduzido” e o “máximo”, e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13H00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais irá manter a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, até 30 de Setembro.

O IM prevê para o dia de hoje períodos de céu muito nublado, assim como aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior norte e centro.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h) predominando de sudoeste, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, e tornando-se moderado (20 a 30 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.

As previsões meteorológicas apontam ainda para uma descida da temperatura máxima.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*