Região ganhava com entidade única certificadora de vinho

Spread the love

O secretário de Estado das Pescas e da Agricultura, Luís Vieira, considerou esta sexta que a região Centro sairia a ganhar se tivesse uma única entidade certificadora de vinhos, em vez das duas que foram criadas por não haver consenso.

“A região Centro sairia a ganhar com uma única entidade certificadora, porque teria mais dimensão e seria melhor”, defendeu.

No final da sessão de abertura da 19.ª Feira do Vinho do Dão, que decorre emNelas até 5 de setembro, Luís Vieira disse aos jornalistas que se sente “frustrado” por não ter sido criada uma única entidade certificadora de vinhos na região Centro.

“Pugnei para que houvesse uma única região, mas não foi possível e foram criadas duas entidades certificadoras”, lamentou.

“Fui até onde pude e nem sempre fui acompanhado. Em relação ao Dão, a vontade era grande, mas nas outras regiões nem sempre comungaram dos mesmos objectivos”, sustentou.

Depois de mais de um ano de negociações, como não houve consenso entre as regiões, “concluiu-se que em vez de uma, deveriam ser criadas duas entidades certificadoras”, nomeadamente a Dão/Lafões e a Beiras/Bairrada e Terras de Sicó.

“O Governo disse que gostaria que não fosse assim, mas também ouviu os vários agentes do sector interessados nestas regiões e não foi possível chegar ao consenso”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.