Plantel do Tourizense ajuda jovem de Tábua com leucemia

Não é um caso assim tão comum nos dias que correm, mas na pequena aldeia de Touriz, concelho de Tábua, há uma equipa de futebol que continua a dar que falar pelos melhores motivos.

Desta vez, não falamos de resultados desportivos, mas sim de uma daquelas causas que, certamente, ficará na memória por muito tempo. Pelo menos, na da família Pereira.

Joana, de 18 anos, é uma das muitas jovens da sua idade que entrou este ano para o ensino superior. Setembro podia (e devia) ser de alegria, de brincadeiras, de praxes e de conhecer novos amigos.

No entanto, o mês de agosto trouxe notícias profundamente tristes para esta jovem. “No dia 8 de agosto ela sentiu-se mal e foi ao hospital. Foi-lhe detetada uma leucemia aguda”, conta ao DIÁRIO AS BEIRAS a tia, Anabela Pereira.

Nesta altura, Luís Pereira, pai da Joana, vive em Santarém, mas é um filho de Tábua. Foi aí que, há 20 anos, como outros jovens, também se dedicou ao futebol. Jogou no Tabuense e também no Tourizense.

Foi também nessa altura que conheceu Jorge Alexandre, actual presidente do clube de Touriz e o próprio treinador, Tó Margarido. Estavam assim reunidas as condições para que este clube se sensibilizasse com o problema da jovem Joana, com o plantel a submeter-se a testes de compatibilidade.

“Foi um gesto bonito”

Anabela Pereira não deixa passar em claro a ajuda dos jovens futebolistas de Touriz. “Muitos deles não me conhecem, nem ao meu irmão. Se calhar já ouviram falar de um tal de Pisco, como era conhecido, que andou por lá a jogar, mas não quiseram deixar de ajudar. Foram a Coimbra fazer os testes e no seu próprio carro”, conta ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Dia 31 de outubro, em Tábua, há nova recolha de sangue para encontrar mais dadores, na esperança que algum possa ser compatível. No entanto, os compromissos com o futebol podiam impedir os jovens do Tourizense de participar. A jogar pelo seguro, já fizeram os testes no Centro de Histocompatibilidade Coimbra, na quinta-feira.

Resta agora à família e a esta jovem de 18 anos, que apareçam mais pessoas solidárias.

2 Comments

  1. Joana Pereira says:

    Olá a todos! Eu sou a própria Joana Pereira. Estou neste momento na minha caminha, no hospital, com o portátil à frente a escrever esta mensagem de agradecimento a todos os envolvidos:a toda a equipa do Tourizense (não esquecendo os técnicos), à equipa di Diário das Beiras e claro, à minha tia Belita por tudo o que está a fazer por mim, bem como toda a restante família.
    Obrigada pelo simples, mas nobre gesto que tiveram! Ainda que não me conseguiam ajudar a mim, certamente ajudarão alguém na mesma situação. Salvar uma vida é tão simples e com certeza nos fará sentir uma pessoa melhor. Obrigada pela força e apoio!

    Um grande beijinho, Joana Pereira

    P.S. – Já disse ao meu pais e a minha tia, por isso já devem ter conhecimento, que assim que for possível, quero ir ver um jogo do Tourizense, de preferência no campo que fica mesmo em frente da casa da minha avó Fernanda! Por isso, contem comigo! Já agora, se depois puder fazer uma vizitinha aos balneários e agradecer pessoalmente aos jogadores, seria perfeito. é o mínimo que posso fazer! Assim sendo, até breve

    • Olá joaninha!embora estejas pensando quem é essa doida que esta para aqui a escrever, sou uma doida que te deseija muita coragem e muita força isso é apenas um obstaculo…Sei o que custa estarmos nesse lado, nessas camas,…mas tudo passsa quando temos pessoas que nos amam e nos adoram….
      Em fevreiro de 2010 fui operada-recisao de uma costela devido a um tumor- ,nos
      huc, mas adiante…
      Ja agora deixa-me apresentar sou a Fatima Pinto e tenho 21anos sou da figueira da foz(coimbra) mas agora vivo a 5km de coimbra com o meu namorado que tambem joga futebol, por isso te descobri por cá e fiquei muito contente de ainda existirem pessoas boas… por isso tambem te gostaria de ajudar e ser util sou dadora e tou inscrita no registo portugues de dadores de medula ossea, o meu numero de dadora é nº PC 209033 da os meus dados quem sabe…qualquer coisa vou voando para ai…beijos linda e desculpa qualquer coisa e se te chateei..
      o meu mail: fatimapinto1989@hotmail.com alguma coisa tas a vontade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*