Penela com quatro certames numa só edição

Até ao dia 29, todos os caminhos vão dar a Penela. As festas concelhias começaram ontem e congregam, numa só edição, quatro eventos: a ancestral Feira de S. Miguel – também conhecida por Feira da Nozes –, a contemporânea FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, a 5.ª edição da Feira dos Produtos Endógenos e Gastronomia, e, ainda, a Feira do Livro.

“Resolvemos condensar todas estas iniciativas numa só por dois motivos: por um lado a contenção de custos, e por outro o reforço da identidade de Penela”, salienta Paulo Júlio.

Concelho empreendedor

A FAGRIP, organizada pelo município de Penela, além da vertente agrícola, comercial e industrial, contempla ainda iniciativas dedicadas ao artesanato e gastronomia do concelho, no âmbito de um vasto programa de animação, com a realização de espectáculos de natureza cultural e artística.

O certame conta com a participação de cerca de 70 expositores. “Foram altamente selecionados, com o intuito de termos expositores que caracterizam aquilo que nós temos e aquilo que nós queremos verdadeiramente promover”, adiantou o presidente da câmara.

Este ano, a autarquia continua a apostar na inovação das Festas de S. Miguel, tornando-as mais atrativas e mais dinâmicas, tendo como novidade a realização da 5.ª edição da Feira dos Produtos Endógenos e Gastronomia, como forma de preservação das tradições locais e de promoção do orgulho penelense nas suas tradições, na sua gastronomia, na sua riqueza etnográfica e na sua identidade cultural.

Visitas ao museu da Villa romana do Rabaçal

Aliar a cultura e o património é outro dos objetivos da autarquia que, nesse sentido, está a promover visitas gratuitas ao museu da Villa romana do Rabaçal.

Além disso, durante estes cinco dias não irá faltar também a animação e o convívio.

Pelo palco da Praça do Rossio passarão nomes conhecidos como Mário Mata & Amigos (amanhã), Pedro Miguéis – num concerto de tributo a Carlos Paião, na terça-feira, dia 28.

O programa das festas concelhias encerra na terça-feira com as comemorações do Dia do Município de Penela. Assim, às 10H30 decorre a sessão solene, no Salão Nobre da autarquia, onde serão entregues as medalhas de mérito.

Segue-se, às 16H30, outro momento especial para o concelho: o juramento de geminação com Ormesson-Sur-Marne (França).

Consulte a reportagem alargada na edição impressa de fim de semana, dias 25 e 26, do DIÁRIO AS BEIRAS.

2 Comments

  1. ANTÓNIO LOPES says:

    SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011: LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) site http://www.lucasematheus.com, LÉO & LEANDRO (dupla brasileira) sit ewww.leoeleandro.com.pt e AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON site http://www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192, endereço electrónico:antonio.alproducoes@gmail.com.
    Faculto orçamento desde que solicitado.
    Agradeço o favor de acusarem a recepção deste conteúdo.

  2. Agora é fácil conseguir patrocínios, donativos

    e apoios para as vossas festas tradicionais.

    Informações aqui http://www.apoiantes.pt/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*