Pé na Rua com artistas em Penela

Posted by

Transplantada de Coimbra para Penela em 2008, a Encerrado para Obras – Associação Cultural e Artística está a assinalar 15 anos de actividade com mais uma edição, a terceira, dos Encontros do na Rua, num intenso e diverso programa a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de Setembro.

Apesar das contingências financeiras – este ano a companhia não conta com qualquer subsídio para a realização da actividade, como salientam os seus responsáveis –, o evento volta à rua “graças não apenas ao trabalho árduo dos membros da equipa, mas sobretudo à colaboração solidária e empenhada de várias dezenas de artistas e ao apoio logístico do município de Penela”.

Os Encontros do Pé na Rua, que pretendem ser sobretudo um espaço de encontro para os profissionais das artes do espectáculo – com especial incidência aos que desenvolvem o seu trabalho na rua ou em regime de itinerância permanente –, têm igualmente o objectivo de trazer as pessoas novamente para a rua, dando-lhes mais um motivo para conviver e festejar.

Para isso muito irão contribuir os actores, músicos, malabaristas, equilibristas, cantores, bailarinos, ilusionistas, faquires, cuspidores de fogo, domadores, e outras “feras humanas”, que farão mais um Encontro do Pé na Rua.

Num programa propositademente diversificado e internacional, o Pé na Rua 2010 irá apresentar espectáculos de teatro com “A Fábrica de Sons”, a mais recente produção dacompanhia anfitriã, e “O carro dos loucos”, pela Companhia do Jogo, de Albergaria-a-Velha.

Mas haverá ainda concertos no castelo pelo grupo de música tradicional Port-Folk e pela banda de matrafonas da Companhia Marimbondo, o projecto “Miss Easy”. A animação musical encerra com o grupo Roncos e Curiscos, na Praia Fluvial da Louçainha, no último dia do evento.

No programa, tempo ainda para contadores de histórias no castelo (com a participação especial de Marco Luna, actor colombiano radicado em Madrid, amigo e colaborador da companhia de Penela especializado na arte de contar histórias), espectáculos de fogo com o malabarista e fakir inglês Mark Juggler e o artista circense Jorge Freitas, mas também a animação interactiva “Cal som Mural”, dinamizada pelo Teatro-Forum de Moura.

Momento fundamental do evento, a Gala Encerrado para Obras – 15 Anos Sobre Rodas acontecerá no Auditório Municipal de Penela, às 21H30 de sábado, dia 11 de Setembro.

One Comment

  1. Ana Fonseca says:

    Sou de Coimbra mas tenho familia em Penela. E admiro Penela e o seu Presidente da Camara que tudo faz para dinamizar a sua Vila. Ele sao festas no castelo, festas de musica com a prata da casa e nao so, teatro ao vivo, a tradicional feira das nozes, a feira medieval, entrega de premios aos melhores alunos, actuaçoes de bandas e filarmonica, o seu grupo de escuteiros sempre em actividades, enfim, um sem fim de actividades culturais a que as pessoas de Penela e da regiao ja se habituaram e gostam. E eu mesmo nao sendo de la, sempre que posso estou presente porque gosto e porque aprecio. E viva Penela e o seu Presidente da Camara e a sua gente tao alegre e sempre disponivel para estar sempre presente em tudo o que Penela faz., porque também faz com gosto, verdade seja dita.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*