Multas de agosto em Coimbra foram pagas a dobrar

Posted by

Foto DR

Em agosto, dezenas de cidadãos foram multados pela Polícia Municipal (PM). Pagaram, obviamente. Mas, menos de um mês depois, receberam da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) cartas a reclamar o pagamento da mesma coima, agravada de 50 por cento e ainda do valor das custas.

A questão foi ontem levantada, em reunião camarária, pelo vereador do PS Carlos Cidade, que exigiu saber o que vai fazer a autarquia para compensar os munícipes prejudicados. Isto porque, na fase em que se encontra o processo, já só um juiz pode anular a intervenção da ANSR.

A PM é um serviço tutelado pela vereadora Maria João Castelo Branco. Coube-lhe, por isso, responder a Cidade. Fê-lo, admitindo o lapso, na PM: devido a férias de pessoal, falhou o envio atempado das confirmações de pagamento de coimas à ANSR – uma obrigação legal. Não obstante, garantiu que a falha já foi reparada, com o envio dos processos para Lisboa. A responsável lamentou, depois, a ausência de um sistema informático em rede, que coloque todas as polícias municipais e a autoridade nacional em linha.

Mas Carlos Cidade insistiu: “e como vai, agora, a câmara compensar os munícipes afectados?”. Maria João Castelo Branco não explicou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*