Montemor ao ritmo dos timoneiros

Spread the love

Foto de Gonçalo Manuel Martins

Remar é dizer ao oceano: chega-te para trás que vai aqui um homem! E o oceano obedece”. A frase é do escritor português do século XIX, Ramalho Ortigão. Hoje, mais de 100 anos depois, os tempos são outros. Já nem só os homens rasgam as águas e os remos mudam-se para as águas doces, pelo menos até amanhã, com o Baixo Mondego em fundo.

Montemor-o-Velho recebe o Campeonato da Europa de Remo até domingo. Estão presentes quase um milhar de participantes, entre 34 delegações nacionais. Um evento que está a merecer a atenção de mais de 300 órgãos de informação de toda a Europa…

É a primeira vez que o nosso país recebe uma prova desta dimensão. No entanto, Montemor-o-Velho já tinha protagonizado, há nove anos, a Coupe de la Jeunesse, competição internacional destinada a atletas juniores e juvenis, que, aliás, volta a receber em 2012.

Estas duas provas fazem parte de um conjunto de três eventos internacionais a que o novo Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho se candidatou. No entanto, o Campeonato do Mundo sub-23, do próximo ano, acabou por não ser entregue a Portugal.

Ambição é a palavra de ordem e a Federação Portuguesa de Remo tem já em andamento candidaturas para o Campeonato da Europa de Juniores do próximo ano e o Campeonato do Mundo sub-23 de 2013. Resta agora aproveitar a oportunidade deste “Europeu” para mostrar tanto valor na organização como o que já é reconhecido à pista do CAR de Montemor.

Ouro sobre azul seria brindar o público português com uma medalha nesta prova.

Os “olímpicos” Pedro Fraga e Nuno Mendes encabeçam a lista de pretendentes portugueses a uma medalha na competição. No entanto, para as gentes do Centro, as atenções também estiveram postas em cinco nomes.

Diogo Pinheiro, da Naval, competiu em skiff peso ligeiro. Também da Figueira, João Gabriel e Ricardo Carraco (Ginásio) partilham o shell de 8 peso ligeiro com João Rodrigues, da Académica.

Tomé Perdigão, também atleta dos estudantes, faz parte do quadri-skull sem timoneiro que representa as cores lusas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.