Mérito dos alunos reconhecido em Febres

Posted by

Raquel Costa, 13 anos, foi uma das alunas distinguidas no início do ano lectivo do Agrupamento de Escolas Finisterra, em Febres. A distinção foi obtida porque no ano transato obteve nota cinco a todas as disciplinas, com exceção a educação física, onde teve a classificação final de 4.

Reconhecendo que estuda “muito” e que só desta forma “se consegue ter bons resultados”, Raquel assumiu que “há sempre tempo para tudo”, inclusive para ver na televisão as séries juvenis. Orgulhosa pela distinção, que outros colegas e a irmã mais nova também receberam, a aluna disse ainda que “desde os seis anos” que quer ser médica veterinária.

Muitas outras crianças foram distinguidas. Todas elas por boas razões: as classificações elevadas que tiveram no final do ano.

Neste dia de início de ano letivo, José Soares, diretor do agrupamento, destacou aos pais e encarregados de educação presentes que as distinções premeiam “conhecimento público que é dos alunos mas também de pais e professores”.

José Soares disse ainda que “todos os professores estão colocados”, faltando apenas o de espanhol “e também uma psicóloga”. Na sessão de abertura do novo ano lamentou o facto do agrupamento ter “perdido duas turmas”, uma vez que cerca de 40 crianças “não se matricularam nesta escola e foram estudar para colégios”.Tal situação, admitiu, torna-se “prejudicial” para o agrupamento que, assim, vê diminuído o número de verbas e, até, de funcionários.

Lembrou ainda aos encarregados de educação que vigora um novo estatuto do aluno e, por isso, há novas regras, nomeadamente ao nível das faltas injustificadas.

Com cerca de 700 alunos, no total do agrupamento, José Soares referiu que até ao final do ano letivo “deverão ser colocadas as câmaras de vigilância”, na EB2,3 Carlos de Oliveira, assim como o controlo eletrónico de entrada e saída na escola. Este último dispositivo terá um custo de cerca de quatro mil euros e será alvo de apoio por parte da associação de pais da escola.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*