Cavaco Silva estará no Buçaco a 27 de Setembro

Posted by

Cavaco Silva estará na Mealhada, no próximo dia 27 de Setembro, apurou o DIÁRIO AS BEIRAS. A presença do Presidente da República no concelho da Mealhada será para presidir às cerimónias militares e protocolares do Exército Português, que decorrem na manhã do próximo dia 27, e que assinalam os 200 anos da Batalha do Buçaco.

Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada esclarece que “houve um convite para o Presidente da República estar presente e presidir às cerimónias” agendadas para o dia em que se celebram 200 anos da batalha. No entanto, o presidente da câmara não sabe se Aníbal Cavaco Silva estará presente. Aliás, enquanto não há uma confirmação a autarquia tem preparados dois planos para esse dia: um plano A e um B. O A é o que contempla a vinda do Presidente da República à Mata Nacional do Buçaco e, de acordo com Carlos Cabral, “tudo se encaminha para seja o usado”, o que indicia a forte possibilidade de Aníbal Cavaco Silva estar presente.

A visita do Chefe de Estado ao concelho é vista como “uma grande honra” e mostra a importância da batalha “no contexto histórico do país”. Por tudo isso, esta presença será “um marco importante”.

Refira-se que no final do último mandato, Jorge Sampaio foi o primeiro Presidente da República a visitar o concelho de forma oficial. Isto, apesar de outros terem visitado algumas localidades da Mealhada mas não em visita oficial.

O programa de comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco tem vindo a ser elaborado pela Câmara Municipal da Mealhada, em colaboração com Estado Maior do Exército, a Academia Portuguesa da História, a Associação Napoleónica Portuguesa, a Fundação Mata do Buçaco, a Fundação Luso, a Associação dos Aposentados da Bairrada e outras entidades locais. Um calendário rico em iniciativas, que pretende assinalar da forma mais nobre um acontecimento que não marcou só a história de Portugal, mas as gentes do concelho da Mealhada e de toda a região.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*