Associações comerciais de Coimbra aguardam para ver

Posted by

Contatado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, Paulo Mendes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), considerou que é “uma boa medida” dar voz à opinião da população. No entanto, o presidente da ACIC – associação que defende o encerramento total do comércio ao domingo – admitiu que remetendo a decisão para os consumidores será difícil evitar a abertura total dos hipermercados nesse dia.

Também Armindo Gaspar, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, entende que ouvir os munícipes é uma “decisão excelente”, embora considere “pouco razoável” fazer um referendo sobre esta questão, que poderia ser resolvida com uma decisão camarária.

“Em nenhum país da Europa o comércio está aberto durante todo o dia de domingo”, refere Armindo Gaspar, alertando para a necessidade de garantir condições de equidade ao restante comércio. Uma questão de “equilíbrio” que Paulo Mendes pretende também ver salvaguardada. De resto, Paulo Mendes lembra que o regulamento camarário já permite a abertura ao domingo. Caso os municípes se pronunciem contra a abertura nesse sia, “o regulamento deve ser alterado”, preconiza.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*