Antanhol: Imaginação garante duas escolas na freguesia

Posted by
Spread the love

Carlos Encarnação visitou a EB1 de Valongo e não escondeu a satisfação pela solução “muito imaginativa e muito interessante”: as duas escolas (EB1 de Valongo) e (EB1 de Antanhol) foram intervencionadas há pouco tempo, “têm ambas condições” e, com a decisão tomada, foi possível manter o 3.º e o 4.º anos na EB1 de Valongo e o 1.º e o 2.º na EB1 de Antanhol. “Não se perdeu o investimento, as crianças mantêm-se enraizadas e a freguesia mantém as suas valências”, disse o presidente da Câmara de Coimbra.

A contratação de auxiliares é garantida pela Câmara de Coimbra, ainda que o processo não esteja, à primeira vista facilitado, pois, como afirmou Manuel Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Antanhol, a diminuição dos programas ocupacionais “está a levantar muitos problemas”.

Com mais quatro mil alunos no primeiro ciclo, Coimbra registou um decréscimo de 35 alunos, enquanto que os jardins de infância têm menos cinco alunos (cerca de mil, no total ). Como principais alterações, e tendo em conta a situação de carência das famílias, o presidente da Câmara destaca a isenção do pagamento dos complementos de horário dos jardins de infância e no pagamentos das refeições e transportes, no que respeita ao escalão B. Ao todo, no capítulo dos apoios sociais, o Ministério da Educação contribui com cerca de 800 mil euros, pagando a autarquia um milhão e 600 mil euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.