Ano lectivo arranca sem sobressaltos em Cantanhede

Posted by

O ano lectivo começa, em todas as escolas do 1.º ciclo do concelho, na próxima segunda-feira, dia 13 de Setembro, nos termos do calendário escolar definido pelo Ministério da Educação para o efeito. Ao DIÁRIO AS BEIRAS João Moura salienta que “está tudo a postos” e que foi feito “atempadamente o planeamento e estão as criadas para que professores e alunos disponham de boas condições pedagógicas para o desenvolvimento dos processos ensino/aprendizagem”.

Em Cantanhede não houve qualquer escola a encerrar portas. E quando questionado o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede sobre se há estabelecimentos de ensino com menos de 21 alunos, foi peremptório: “A questão não deve ser colocada nestes termos. A função da câmara em matéria de educação não é encerrar escolas, mas sim garantir aos alunos as melhores condições pedagógicas possíveis”. Admitindo que a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) tinha “sinalizado algumas escolas para encerramento”, mas tendo em conta a actual rede escolar e o que preconiza a Carta Educativa do concelho, foi conseguido “demonstrar que as alternativas propostas para os alunos das escolas sinalizadas não eram viáveis, pois levantariam vários problemas, sobretudo do ponto de vista pedagógico”. Por exemplo, refere, em alguns casos, “haveria sobrelotação nos estabelecimentos de ensino para onde seriam enviados os alunos das escolas apontadas para encerrar”.

AEC em simultâneo

Em termos de Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o ano lectivo “irá iniciar-se normalmente, em simultâneo com as actividades lectivas”. Desde o final do ano lectivo anterior que o programa das AEC “está a ser preparado”. Foram realizadas reuniões entre a autarquia e os Agrupamentos de Escolas ainda durante os meses de Junho e Julho e desde o início deste mês de Setembro que tem havido reuniões com todos os docentes contratados, tendo em vista a planificação pedagógica das suas aulas. Para hoje está agendada a “a reunião geral de professores titulares e de professores das actividades de enriquecimento curricular, com a participação do vereador da Educação, de técnicas da autarquia e de representantes dos agrupamentos de escolas”.

Em Cantanhede há três agrupamentos, de Cantanhede, Finisterra e Gândara-Mar, para além da Escola Secundária de Cantanhede.

One Comment

  1. Pingback: Notícias Da Educação Pelo País Real « A Educação do meu Umbigo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*