Um parque de resíduos para todos

parque de Resíduos de Condeixa, no qual a autarquia investiu cerca de 70 mil euros, foi inaugurado em Junho de 2008.

O equipamento, situado junto ao Estaleiro Municipal, é o local onde os munícipes podem, de forma gratuita, depositar os resíduos com características que não permitam a sua deposição nos contentores de lixo ou ecopontos.

No parque existem grandes contentores metálicos, onde podem ser depositados, separadamente, resíduos de jardim, entulho, madeiras, electrodomésticos, equipamento electrónico e mobiliário. Os resíduos habitualmente colocados nos ecopontos também têm lugar neste ecocentro.

A infra-estrutura está habilitada para receber oito fluxos de resíduos distintos: papel/cartão; plástico; vidro; resíduos de construção e demolição; monstros metálicos/sucata; monstros não metálicos; resíduos verdes; e equipamento eléctrico e electrónico. Além destes oito fluxos são ainda aceites, condicionalmente – quando de utilizadores particulares –, óleo de motor usado, baterias, pilhas e lâmpadas fluorescentes.

De acordo com a Câmara Muncipal de Condeixa, a quantidade de resíduos entregue no Parque de Resíduos tem vindo a aumentar, “o que revela a cada vez maior consciência ambiental dos munícipes ao optarem por se deslocar a este local para depositar o lixo que não pode ser colocado nos contentores de RSU ou nos ecopontos”.

Ali, com o apoio de um funcionário, qualquer pessoa pode colocar os resíduos, de forma separada e controlada e segundo as regras para o seu melhor acondicionamento. Mais tarde, os resíduos serão retirados do parque por empresas que se dedicam à reciclagem daqueles produtos.

De resto, a criação do parque de resíduos, que está instalado junto ao Estaleiro Municipal, “não é uma medida avulsa.

Aliás, ao DIÁRIO AS BEIRAS, Jorge Bento, presidente da autarquia, refere que a Câmara de Condeixa está a identificar as más práticas e a melhorar os procedimentos ambientais”, no âmbito da Agenda Local 21.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*