Templários reunidos num encontro magno

Spread the love

Com mais de 20 mil membros e a presença activa em 40 países, a Ordem dos Templários irá reunir em Coimbra, nos dias 2, 3, 4 e 5 de Setembro, num convento – designação dada à reunião magna convocada pelo grão-mestre – internacional a contar já com mais de 200 participantes.

O encontro magno será o quatro convocado pelo actual grão-mestre da Ordem dos Templários, o português D. Fernando Pinto de Fontes, a celebrar 50 anos de grão-mestrado, mas o primeiro do século XXI. E nele, de acordo com Claudino Marques, responsável pelo Bailiado da Beiras e pela Comendadoria de Coimbra Rainha Santa Isabel, serão abordados todos os temas candentes a nível nacional e internacional para um movimento que se estende a todo o mundo e que tem como principais preocupações o desenvolvimento de missões a nível assistencial e cultural.

A integrar momentos de encontro com a cidade, de que são exemplo a exposição centrada nos 50 anos de grão-mestrado de D. Fernando Pinto de Fontes, mas também a realização de um Concerto Prestígio pela Orquestra Clássica do Centro (às 21H30 de 2 de Setembro, no Pavilhão Centro de Portugal, Parque Verde do Mondego) ou a investidura solene (às 10H00 de 4 de Setembro, na Sé Nova de Coimbra) a reunião magna dos Templários servirá para promover a reflexão entre os responsáveis máximos da ordem a nível de cada um dos países representados.

Museu e Santa Sé:

missões assumidas

Entre os temas em análise estarão, certamente, ainda de acordo com Claudino Marques, o retomar de “relações” com a Santa Sé, possível a partir do momento em que Bento XVI reconheceu as “inverdades” assumidas durante séculos contra os Templários, mas também assuntos fundamentais, como a criação e dinamização de um museu que acolha e disponibilize à investigação um espólio muito importante e reunido ao longo dos últimos 50 anos.

No encontro de Coimbra, estarão presentes, para lá dos portugueses, templários vindos de Espanha, França, Polónia, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, Canáda, EUA, Perú, México, Brasil ou República Democrática do Congo.

Responsável pela organização deste encontro internacional, de que se tem ocupado Claudino Marques, o Bailiado das Beiras da Ordem dos Templários é, neste momento, o único em actividade em Portugal, integrando as comendadorias de Coimbra, Figueira da Foz, Castelo Branco e Guarda.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.