Ideias e autores em exposição em Águeda

Posted by

Esta exposição sobre a comemoração dos 100 anos da implantação da República é uma iniciativa da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e conta com o apoio da Câmara Municipal de Águeda. Decorrerá na Bilioteca Municipal Manuel Alegre.

A partir de textos de autores que marcaram a cultura humanístico-literária em Portugal, no final do século XIX e início do século XX, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

O resultado foram 11 cartazes que mostram de que forma a literatura e a arte, o passado e o presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.

Os ilustradores convidados são vários, nomeadamente João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau.

A exposição pode ser visitada na Biblioteca Municipal Manuel Alegre até ao final do próximo mês de Setembro, às segundas das 13H00 às 19H00, de terça a sexta-feira das 10H00 às 19H00 e sábado das 10H00 às 12H30. Os textos e as imagens que compõem a exposição podem ser vistos em http://www.dglb.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*