FACIG mostra força do concelho de Góis

Foto Gonçalo Manuel Martins

Agosto assume-se como um dos “meses mais intensos” em Góis. As festas concelhias, que integram a FACIG, o feriado municipal e a concentração motard, são eventos que atraem milhares de pessoas ao município.

O grande primeiro evento do mês começa já no próximo dia 11. A XVIII FACIG – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Góis, que decorre no Parque de Lazer do Baião, propõe-se mostrar a todos os visitantes o que de melhor se faz no concelho”.

A diversidade de expositores presentes – serão cerca de uma centena – e a qualidade dos espectáculos musicais são apenas algumas das atracções da feira que prometem animar o concelho até dia 15.

Antes, a 13 de Agosto, é assinalado o Dia do Município. Não é por acaso que a maior atracção – ou pelo menos a mais mediática – sobe ao palco do Parque do Baião nesse dia. Tony Carreira regressa a Góis, 10 anos depois de ter actuado naquele município. Ao DIÁRIO AS BEIRAS, Lurdes Castanheira, presidente da autarquia, disse que “apesar de ser um ano de crise, foi possível melhorar o cartaz das festas”. Graças a duas parcerias estabelecidas com a ADIBER e com o Moto Clube de Góis, o montante para realizar as festas “não será superior ao do ano transacto”, frisou.

Embora tenha consciência da popularidade do cantor, Lurdes Castanheira destaca também o Festival de Folclore Beirão (que se realiza no domingo) e as bandas que animam as noites de Verão. Eventos que proporcionam o convívio entre os filhos da terra que regressam ao concelho para gozarem o período de férias e os muitos turistas que escolhem Góis para descansar.

A autarca deixa um convite a todos para que vejam a FACIG como uma atracção adicional às muitas potencialidades existentes num concelho que se destaca pela sua beleza natural e que vale a pena conhecer.

Pedagogia e homenagem

Realçar a importância da biodiversidade e sensibilizar as novas gerações para a questão da conservação da natureza e para o problema da gestão sustentável de espécies e habitats naturais da fauna e da flora no planeta: é com este objectivo que no dia 11, ainda antes da inauguração da FACIG, a Câmara Municipal de Góis promove um seminário dedicado ao tema “Biodiversidade – Herança e Património a Valorizar”.

Num concelho onde emergem frondosas e belas paisagens, serpenteadas pelos muitos cursos de água, é importante apelar para a preservação das espécies. “É uma missão que requer um esforço colectivo”, afirmou Lurdes Castanheira.

Dia 13, sexta-feira, é o Dia do Município. Uma efeméride que “serve, também, para lembrar aqueles que deram e continuam a dar muito de si ao concelho”. Este ano, a autarquia decidiu atribuir medalhas de mérito à empresa Prorezina (Lavares) e ao pneumologista Fernando Barata.

Serão ainda distinguidos três funcionários da autarquia – aposentados em 2009 –, com a atribuição da Medalha de Bons Serviços.

One Comment

  1. Lamento que seja quase impossível encontrar na internet um programa completo da FACIG e em especial que as atividades não comecem na 6ªfeira anterior.
    Há ou melhor havia, muitas famílias que se deslocavam a gois na 6ªf e que regressavam a casa no domingo. Famílias que esgotavam o parque de campismo e animavam o recinto da festa. Podiam ver espetáculos etc e agora, sendo só durante a semana, deixa de fazer sentido, exceto para quem está de férias.
    Será que os iluminados que mudaram as datas desta feira ainda recebem dinheiro para fazer estas mudanças?
    Tenho imensa pena?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*