Controlo 2010 em Coimbra reúne investigadores mundiais

Posted by

A cidade de Coimbra acolhe de 8 a 10 do próximo mês o “Controlo 2010”, um encontro científico internacional em que serão analisadas as últimas novidades no domínio da robótica e do controlo automático, em Portugal e no mundo.

“Quais serão os robôs do futuro e qual será a sua utilidade?”, é uma das questões em cima da mesa, sendo certo que a inteligência artificial está mais presente na indústria, mas também nos transportes e na saúde.

A robótica é uma das áreas científicas mais promissoras e em expansão, pelo que o encontro de Coimbra tem importância acrescida, contando com a participação de mais de uma centena de investigadores oriundos dos quatro cantos do mundo do Japão à Rússia, passando pela Argélia e pelo Brasil.

O debate na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) terá como temas os mais recentes avanços na área, mas os especialistas vão analisar, também, o figurino das fábricas do futuro, as novas soluções de mobilidade e a robótica com aplicações na cirurgia – são apenas alguns dos temas do programa do “Controlo 2010”.

Espaço privilegiado para troca de conhecimentos científicos e tecnológicos entre investigadores portugueses e estrangeiros na área científica de controlo automático, o “Controlo”, é organizado bianualmente em Portugal, sendo este ano dirigido pelo professor universitário Norberto Pires.

Recentemente distinguido pelo trabalho subordinado ao tema “Programming-by-demonstration in the coworker scenario for SMEs”, que assina com Germano Veiga and Ricardo Araújo (Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC), Norberto Pires é também director da revista “Robótica”. A 9.ª edição do Controlo 2010 é organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e pela Associação Portuguesa de Controlo Automático.

O encontro de investigadores conta também com a estreita colaboração do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, cujo trabalho é internacionalmente reconhecido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*