As potencialidades da serra

Posted by
Spread the love

Discutir o desenvolvimento turístico da Serra da Estrela é um dos objectivos do congresso que vai decorrer em 24 e 25 de Setembro, numa iniciativa da Câmara de Seia.

Em Seia irá realizar-se a 24 e 25 de Setembro o Congresso de Turismo da Serra da Estrela, subordinado ao tema “Potencialidades e Sinergias”.

Promovido pela Câmara Municipal de Seia, o evento tem por objectivo equacionar e discutir o desenvolvimento turístico da Serra da Estrela e nomeadamente do concelho onde vai decorrer.

De acordo com a organização, esta iniciativa vai reunir especialistas de diferenciados domínios científicos do turismo, assim como profissionais do sector público e privado, os quais vão debater questões essenciais para o desenvolvimento turístico, “que terá de ser cada vez mais integrado e sustentado, nomeadamente pela definição de uma estratégia em produtos de elevado valor acrescentado para a economia regional”.

Durante o congresso vão ser evidenciadas algumas experiências e boas práticas ao nível local e regional, além de experiências empresariais que têm sido desenvolvidas com sucesso noutras zonas de Portugal.

O programa do “Congresso sobre Turismo da Serra da Estrela” integra os painéis “Potencialidades e planos de acção”, “Imagem e sustentabilidade nos destinos turísticos a nível regional” e “Dinâmicas de desenvolvimento: o turismo como vector de sustentabilidade e integração”.

“Experiência Turística – contributos para a sustentabilidade”, por Sérgio Araújo; “Políticas e estratégias de desenvolvimento turístico a nível local e regional”(Manuel Salgado), “Potencialidades e desafios do turismo em meios rurais” (Laura Homem Ferreira), “Turismo e hotelaria tradicional” (Miguel Camelo) e “Conjunto turístico da Quinta do Crestelo em Seia (Alberto Martinho) são os temas das comunicações agendadas para o primeiro painel, que decorrerá a partir das 10 horas, do dia 24 de Setembro.

No período da tarde falar-se-á de “Atracções: elemento central do destino turístico” (Ana Caldeira), “Estratégias de desenvolvimento sustentável das áreas protegidas” (Maria da Paz Moura), “Serra da Estrela: património natural como factor de desenvolvimento” (Ana Fonseca) e de “Património histórico-cultural: factor de revitalização turística do concelho de Seia” (Adélia Godinho).

Para o segundo dia deste congresso estão previstas, e no âmbito do terceiro painel, as intervenções sobre “Paisagens preservadas e pessoas felizes” (Apolónia Rodrigues /António Onofre), “Label social nos destinos turísticos: o caso da Lousã” (António Fontes) e “Preservação da Biodiversidade e Conservação da Natureza” (António Salgado).

A concluir o programa deste congresso será apresentado o “Plano Estratégico Seia 2020”, por Jorge Gaspar.

Os trabalhos vão decorrer no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Os interessados podem inscrever-se até ao próximo dia 13 de Setembro, podendo obter outras informações na Câmara Municipal de Seia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.