Alípio Sol dá nome à Casa da Cultura de Oliveira do Bairro

Posted by

A futura Casa da Cultura de Oliveira do Bairro vai denominar-se Dr. Alípio Sol. A atribuição do nome foi aprovada por unanimidade, na mesma sessão em que o concurso público, pelo valor de 4,83 milhões de euros, foi igualmente aprovado.

Para o presidente da câmara de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, a atribuição do nome ao equipamento cultural é, de acordo com informação da autarquia, “uma homenagem merecida ao homem, munícipe e cidadão, cujo percurso de vida se confunde com a história de Oliveira do Bairro, uma forma de mater viva a recordação de quem tanto fez pelo concelho ”.

Esta homenagem pretende sublinhar o reconhecimento ao cidadão que ao longo de toda a sua vida se empenhou à causa pública sem deixar de perseguir sonhos pessoais, como o de se formar, primeiro em história e depois em direito, já em vida adulta.

O local onde se vai erguer a Casa da Cultura Dr. Alípio Sol aproveita parte das instalações do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, construído no início da década de 80, altura que coincidiu com o segundo mandato do autarca que na altura assumia também a presidência da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Alípio Sol faleceu em 2008, aos 68 anos, entrando para a história do concelho como uma das maiores figuras da democracia e do municipalismo. Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro eleito após o 25 de Abril de 1974, presidindo à autarquia no período de 1977 a 1989.

Além de político, Alípio Sol foi presidente da Assembleia da Emissora Voz da Bairrada e esteve na fundação da Caixa de Crédito de Oliveira do Bairro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*