Adutor do Bolão vai a concurso

Posted by

 

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou ontem a abertura do concurso público para a execução da empreitada de construção do adutor do bloco de rega n.º 18 – Bolão.

Um dia depois de anunciar o concurso público para a construção das Pontes das Serradas e da Salgueira e do sistema de adução aos blocos de Fôja e Maiorca Norte, no valor de 1,8 milhões de euros, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural anunciou a abertura do concurso público para a construção do bloco de rega na zona do Bolão.

Na nota de imprensa, é dito que esta empreitada enquadra-se no plano de Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego, sendo objecto de apoio no PRODER – medida 1.6.1 Regadio e outras infra-estruturas.

As infra-estruturas previstas estão orçadas em cerca de 1,7 milhões de euros e “são determinantes para o desenvolvimento do restante conjunto de obras previstas para o Baixo Mondego”. Segundo Carlos Laranjeira, esta obra será edificada naquela que é, na sua opinião, “uma das melhores terras de cultivo do país”.

Até pela sua importância, o presidente da Associação de Agricultores do Baixo Mondego considera que a obra era há muito necessária, indo depois de pronta servir para a introdução de água “em todo o campo de cultivo”.

Neste momento, o terreno está preenchido com o cultivo de milho e produtos hortícolas. Mas, na opinião de Carlos Laranjeira, é que o adutor depois de pronto servirá para “haver um incremento de estufas e de culturas primor”. Ou seja, da plantação de produtos ao ar livre “em períodos menos normais de época”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*