Padarias garantem qualidade do pão

Posted by

As associações portuguesas da indústria da panificação garantiram hoje que o “pão português é de qualidade e saudável”, tendo criado uma linha telefónica para “informar os consumidores portugueses sobre os ingredientes e o processo de fabrico do pão tradicional”.

“[As associações] vêm desmentir publicamente que o pão português, um produto fundamental na dieta alimentar da nossa população há muitas gerações, possa prejudicar a saúde”, refere o documento.

Esta reacção é relativa às notícias divulgadas sobre um estudo científico de âmbito nacional que comprovou a existência, em alguns tipos de pão, de uma substância química tóxica prejudicial à saúde produzida por fungos: a ocratoxina.

As associações refutam “com veemência o tratamento alarmista e irresponsável que alguns jornais deram a um estudo” que tanto quanto puderam apurar junto dos autores, “atribui ao pão os efeitos nocivos decorrentes da presença da ocratoxina A nos cereais utilizados no seu fabrico”.

O comunicado é assinado pela Associação dos Industriais de Panificação e Similares do Norte (AIPAN), pela Associação de Comércio e Indústria de Panificação (ACIP), pela Associação Industrial de Panificação de Lisboa (AIPL) e pela Associação Industrial de Panificação da Madeira (AIPAM).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*