Convívio de solidariedade da EPI

Spread the love

Médicos, técnicos de saúde, familiares e doentes com epilepsia reúnem-se este sábado num jantar promovido pela EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia. Um convívio que reunirá entre 50 a 80 pessoas, no Restaurante D. Pedro, sito na Avenida Emídio Navarro, em Coimbra, explicou Catarina Cunha, psicóloga da associação.
“As receitas do convívio multidisciplinar irão reverter para a prossecução de campanhas nacionais de esclarecimento sobre uma patologia que ainda hoje encerra um conjunto de mitos”, lê-se numa nota informativa da EPI. “Infelizmente ainda é comum a falta de informação sobre a epilepsia que, em alguns casos, reflecte-se em comportamentos discriminatórios para com os doentes”, acrescenta a nota informativa.
A EPI iniciou no ano passado uma campanha de recolha de assinaturas para a criação do Dia Nacional da Epilepsia, que a ser assinalado teria sido concretizado ontem. Através da petição, “a associação conseguiu recolher um total de 8.521 assinaturas, que, posteriormente, foram entregues na Assembleia da República”, encontrando-se neste momento “a aguardar a aprovação parlamentar”.
O jantar “irá contribuir para uma valiosa troca de conhecimento entre os doentes e os principais intervenientes no tratamento e acompanhamento das várias esferas de actuação ligadas à epilepsia”, refere ainda a nota da EPI. “Ainda existe um mito sobre a epilepsia, não muito esclarecido e muitas pessoas são alvo de discriminação. Queremos normalizar um bocadinho a doença e divulgá-la”, acrescentou Catarina Cunha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.